clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 |  hmin

Rumsfeld considera inadequada retransmissão de imagens de prisioneiros

O secretário de defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, disse neste domingo, dia 23, que considera "inadequada" a retransmissão das imagens geradas por satélite pela rede iraquiana Al-Jazeera mostrando os prisioneiros norte-americanos na guerra do Iraque.

Rumsfeld disse que as imagens mostradas pela tevê violam a Convenção de Genebra, a lei internacional sobre tratamento de prisioneiros de guerra. Segundo Rumsfeld, as cenas foram humilhantes para os soldados.

Fontes do Comando Central do Exército dos Estados Unidos localizado no Qatar disseram que enviaram um e-mail às principais redes de tevê pedindo formalmente para não transmitirem as imagens dos soldados capturados ou mortos.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha também concorda que as imagens violam a Convenção de Genebra. A imagem apresentada mostrava pelo menos quatro corpos, apontados como sendo de soldados norte-americanos, e cinco prisioneiros, também norte-americanos.

Dois dos prisioneiros, incluindo uma mulher, pareciam estar feridos. Outro estava deitado no chão sobre um tapete.

Um funcionário da rede Al-Jazeera no Qatar defende a decisão de transmitir as imagens dos prisioneiros norte-americanos lembrando que os Estados Unidos não podem citar as convenções das Nações Unidas se estão promovendo uma guerra sem a aprovação da ONU.

– Todos os países do mundo deveriam obedecer as convenções das Nações Unidas. Você não pode escolher qual convenção seguir e qual convenção desobedecer – disse o funcionário que pediu para não ser identificado.

Uma porta-voz da Rede Fox News disse que a emissora não planeja transmitir as imagens dos prisioneiros de guerra.

Barbara Levin, porta-voz da NBC, disse que a organização ainda está decidindo o que fazer com o vídeo.

A ABC confirmou que não transmitirá o vídeo.

A CBS divulgou que transmitiu poucos segundos das imagens enquanto Rumsfeld estava no estúdio. A rede disse que passará pequenas cenas com os rostos dos soldados borrados.

O Iraque prometeu respeitar a Convenção de Genebra e informou que não tratará mal seus prisioneiros.

As informações são da Agência Reuters.

Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.